quinta-feira, outubro 14, 2010

Fotografia/Viagem - Egon Filter, o novo correspondente do Terra Australis

Egon no Parque Nacional da Lagoa do Peixe. Foto: JPLucena
EGON FILTER é um grande amigo, fotógrafo de mão cheia, de rara técnica e sensibilidade. Viajante contumaz com uma característica muito diferenciada: só anda por lugares inóspitos, pouco frequentados, num estilo absolutamente alternativo de viajar, sozinho, independente ou em grupos muitíssimo pequenos.

Assim já perambulou pela Antártida, Mali, Etiópia, Índia, Mongólia e agora anda pelos lados do Irã.

Em Lalibela, na Etiópia. Foto: Egon Filter
Quando esteve no interior da África, desinteressado do roteiro em um certo dia, Egon simplesmente saltou da van em um pequeno vilarejo do caminho e combinou um ponto de encontro com o guia no dia seguinte. Na bagagem aquilo que podia ser carregado junto ao corpo, em uma mochila não muito grande: o equipamento fotográfico, uma única muda de roupa e um saco de dormir. Minimalismo? Vocês não viram nada... Daí para frente só aventura, sem reservas para dormir ou comer, roteiro pronto ou sequer conhecimento da língua local. Alguém se anima?
Egon interage com as pessoas como ninguém, prova de tudo, puxa conversa, cutuca, aceita convites, entra dentro das casas, sobe nos telhados de onde estiver para captar aquela imagem super especial. Com crianças então, nem se fala. Tem sempre nos bolsos alguns doces e - segredo agora revelado - também balões coloridos. Sim, balões. Diz Egon que não há como não arrancar um sorriso da criança mais tímida e desconfiada, no mais recôndido lugar do planeta, se você soprar um balão colorido em frente aos seus olhos! Deixo aí uma das grandes dicas deste mestre da fotografia...

Na Mongólia
Tempestade chegando no Deserto de Gobi. Foto: Egon Filter
E como isto funciona? Como se comunicar em culturas absolutamente estranhas onde a língua sequer se parece com aquelas com as quais estamos acostumados no mundo ocidental? Resposta: com muito bom senso, adoção de algumas regras universais de etiqueta e respeito à cultura local, humildade e muito, mas muito carisma, coisa que Egon tem de sobra.


Quando viaja Egon costuma enviar aos amigos próximos alguns curtos boletins, muito bem-humorados, dos lugares por onde anda. Todos perguntamos sempre porque Egon não os publica, coisa que até hoje não fez. Então mandei por e-mail uma proposta ao Egon, que agora está na Pérsia, "contratando-o" como correspondente exclusivo do Terra Australis.

Na Antártida
Em outras palavras, passarei a publicar aqui no blog "As Aventuras de Egon",  compartilhando com vocês um pouco das imperdíveis experiências deste grande cara, mundo afora, e que assim relaciona a amizade com a fotografia:

"Imagens para repartir - sim, por que imagens devem ser compartilhadas com os amigos, presentes e futuros. Assim, fotografia e viagem tem tudo a ver com amizade, pois os novos horizontes captados pelo olhar fotográfico são luzes que vêm da alma - do destino, das pessoas e do próprio fotógrafo.

Além disso, o desafio da contemplação de paisagens especiais e únicas está, muitas vezes, a menos quilômetros físicos e mais quilômetros imaginários de nós. Nestes quilômetros reais para a montanha somos recompensados pela paisagem que descortinamos no alto. E então, quando se aprecia a paisagem de lá, surge a capacidade de enxergar além da nossa limitação."

Egon Filter - Images to Share

Egon agora está no Irã e já recebi alguns boletins, os quais seguem aqui no blog com expressa autorização do autor. Devido às dificuldades de acesso aos meios eletrônicos, nem sempre as mensagens chegam com fotografias. Conforme a disponibilidade também as incluirei aqui nas postagens.

Espero que vocês curtam tanto quanto eu!

P.S 1: Quem quiser conhecer algumas das maravilhosas fotografias do Egon, visite o seu blog Images do Share


P.S 2: Veja os boletins de Egon desde o Irã:

Nenhum comentário:

Postar um comentário